Internet

PARTICIPE DE PESQUISA SOBRE O AGRONEGÓCIO, FORMAÇÃO ACADÊMICA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Pesquisadores esperam avaliar a percepção da sustentabilidade ambiental na formação acadêmica em Ciências Agrárias da UFG e UFJ
Considerando que o agronegócio corresponde a uma grande agenda de pesquisa e um vasto campo de atuação profissional, especialmente no estado de Goiás, o Programa de Programa de Pós-Graduação em Agronegócio, da Universidade Federal de Goiás (PPGAGRO-UFG), tem desenvolvido diversas pesquisas com temáticas na área. Com o objetivo de avaliar a percepção da sustentabilidade ambiental no agronegócio, por uma perspectiva inovadora, considerando também a formação acadêmica dos profissionais, o estudante de doutorado Rafael Oliveira de Souza criou o site www.ambienteagro.com, que disponibiliza questionários a serem respondidos por estudantes e professores da área na UFG e na Universidade Federal de Jataí (UFJ). 
Estão contemplados para participarem da pesquisa a comunidade acadêmica dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, dos 6 programas de pós-graduação (Agronomia, Ciência Animal, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Genética e Melhoramento de Plantas, Zootecnia e Agronegócio), sediados na Escola de Agronomia (EA) e na Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ). Já na UFJ, são esperados para participação na pesquisa os cursos sediados na Unidade Especial de Ciências Agrárias (CIAGRA), a qual abriga os cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, além dos cursos de pós-graduação em Agronomia e Biociência Animal. 
Rafael Souza explica que no site estão disponibilizados os links para os questionários. “Queremos estabelecer um canal de comunicação com a sociedade em geral, não só em relação à temática específica da tese, como também da produção científica neste ramo do conhecimento”, reforçou.  Os pesquisadores consideram que as duas universidades incluídas no estudo são referências no ensino e produção do conhecimento no país, localizadas em um dos principais polos de desenvolvimento do agronegócio brasileiro. “Esperamos apresentar um amplo retrato da formação acadêmica de profissionais e pesquisadores inseridos na dinâmica do agronegócio, em relação a uma das questões mais urgentes para a sociedade, a sustentabilidade ambiental”, explicou o prof. Manuel Eduardo Ferreira (IESA-UFG), que orienta a pesquisa, juntamente com as professoras Cleonice Borges de Souza (EA-UFG) e Andrelisa Santos de Jesus (IESA-UFG).